Domingo, 16 de Junho de 2024 06:28
77981182798
Brasil Identidade

8 milhões de brasileiros já emitiram a nova carteira de identidade; Bahia ainda não emite o documento

De acordo com o governo, será feita uma transição gradual até 2032 entre o RG "antigo" e a nova versão do documento.

09/06/2024 15h41
Por: F. Silva Fonte: Portal Metro1
8 milhões de brasileiros já emitiram a nova carteira de identidade; Bahia ainda não emite o documento

A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI), já começou a ser emitida e 8 milhões de brasileiros já estão com o documento. De acordo com o governo, será feita uma transição gradual até 2032 entre o RG "antigo", que traz a impressão do polegar, e a nova versão do documento.

O Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), aponta que 23 estados, além do Distrito Federal, estão realizando a emissão do documento. Bahia, Roraima e Amapá são os únicos estados brasileiros que ainda não começaram a emitir a nova CNI.

O documento unifica o registro geral (RG), em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, o que possibilita "melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil", de acordo com o governo.

O novo modelo de documento possui um QR Code que permite verificar se foi roubado ou extraviado, assim como passa a ter o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão, sem necessidade de um RG. De acordo com o governo, o RG deve cair em desuso nos cadastros gradualmente.

Do Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.