Domingo, 16 de Junho de 2024 05:52
77981182798
Polícia Blitzs

Blitzs em Barreiras apreendem várias descargas cadrons de motoqueiros

As blitzs são uma constante realidade que acontecem por toda a cidade de Barreiras.

09/06/2024 01h54 Atualizada há 1 semana
Por: F. Silva Fonte: Da Redação do 40 Graus
Blitzs em Barreiras apreendem várias descargas cadrons de motoqueiros

O seguinte texto aborda um problema recorrente em várias cidades brasileiras, inclusive em Barreiras: o uso de canos cadrons por motoqueiros.

Esses dispositivos são conhecidos por aumentar significativamente o ruído das motocicletas, causando poluição sonora e incômodo à população. No entanto, os canos não são proibidos por lei e continuam sendo produzidos, vendidos e utilizados. 

Aqui estão algumas questões e pontos importantes levantados no texto:

1. Ciclo Vicioso:
   - As fábricas produzem, as lojas vendem, os motoqueiros compram e usam, e a polícia apreende nas blitzs. Esse ciclo se repete constantemente.

3. Responsabilidade Legal:
   - A polícia está cumprindo seu papel ao realizar as apreensões durante as blitzs, mas parece haver uma lacuna na aplicação das leis que deveria impedir a produção e venda desses itens; quse ninguém respeita  o limite de 99 decibéis, sendo constantemente apreendidos os veículos.

4. Poluição Sonora:
   - As apreensões dos canos cadrons são justificadas pela poluição sonora que eles causam, um problema significativo nas áreas urbanas.

5. Falta de Ação Legislativa:
   - Aparentemente, há uma falta de ação por parte dos legisladores ou de outros segmentos do sistema legal que deveriam coibir não apenas o uso, mas também a produção e a comercialização desses acessórios.

Esses pontos refletem um problema de fiscalização e aplicação da lei em diferentes níveis. Uma possível solução seria fortalecer a legislação que não apenas proíba o uso, mas também a produção e a comercialização dos canos cadrons. Além disso, é necessário um trabalho conjunto entre fabricantes, comerciantes, autoridades legais e a polícia para resolver esse problema de forma mais eficaz.

Porém, a lei é clara: Sim, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é permitido o uso de escapamentos esportivos desde que não ultrapassem 99 decibéis a uma distância de sete metros. Isso significa que o problema com os canos cadrons não é o fato de serem esportivos, mas sim o fato de frequentemente ultrapassarem esse limite de ruído permitido.

P. S. "Fica aí a dica!"

Da Redação do 40 Graus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.