Um livro histórico do museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará, que foi furtado há 16 anos, foi encontrado por policiais brasileiros nesta quarta-feira,1º, em Londres. A PF não informou a respeito do processo para resgatar o objeto, apenas que contou com o apoio da polícia metropolitana londrina para chegar até a obra.
Feito pelo alemão Johann Baptist von Spix, o livro “Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae” é uma coletânea sobre a fauna e a flora brasileiras, especialmente de macacos.
Segundo a PF, a investigação levou à denúncia, em 2011, de três servidores do museu por peculato culposo (quando um agente permite que outra pessoa cometa o crime ao negligenciar um bem público). A PF informou que o livro encontra-se em bom estado, mas que ainda será periciado quando chegar ao Brasil.
Antes dessa obra, a PF já havia recuperado outros dois livros. Um deles na Argentina, em dezembro de 2023, e o outro também em Londres, em março deste ano.
Do Metro1.
Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 20° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas