Domingo, 21 de Julho de 2024 08:26
77981182798
Brasil 'Livro furtado'

Livro histórico furtado de museu em Belém é recuperado pela PF em Londres

A obra foi furtada do museu Emílio Goeldi, em Belém (PA), em 2008

01/05/2024 20h38
Por: F. Silva Fonte: Portal Metro1
Livro histórico furtado de museu em Belém é recuperado pela PF em Londres

Um livro histórico do museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará, que foi furtado há 16 anos, foi encontrado por policiais brasileiros nesta quarta-feira,1º, em Londres. A PF não informou a respeito do processo para resgatar o objeto, apenas que contou com o apoio da polícia metropolitana londrina para chegar até a obra.

Feito pelo alemão Johann Baptist von Spix, o livro “Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae” é uma coletânea sobre a fauna e a flora brasileiras, especialmente de macacos.

Segundo a PF, a investigação levou à denúncia, em 2011, de três servidores do museu por peculato culposo (quando um agente permite que outra pessoa cometa o crime ao negligenciar um bem público). A PF informou que o livro encontra-se em bom estado, mas que ainda será periciado quando chegar ao Brasil.

Antes dessa obra, a PF já havia recuperado outros dois livros. Um deles na Argentina, em dezembro de 2023, e o outro também em Londres, em março deste ano.

Do Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.