Domingo, 12 de Outubro de 2025 05:43
77981182798
22°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Geral Bebidas

Venda informal de bebidas alcoólicas cresce e eleva riscos de intoxicação e consumo por menores

Levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que o comércio informal de bebidas alcoólicas no Brasil está em expansão.

11/10/2025 15h23
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Bahia Notícias
Venda informal de bebidas alcoólicas cresce e eleva riscos de intoxicação e consumo por menores

Levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que o comércio informal de bebidas alcoólicas no Brasil está em expansão, elevando os riscos de intoxicações e facilitando o acesso de menores ao álcool.

Segundo a Terceira Pesquisa Nacional sobre Álcool e Drogas (Lenad 3), 23,3% dos brasileiros compram bebidas “bem abaixo do preço normal” e 36,4% já participaram de eventos “open bar”. Locais como postos de gasolina, camelôs, aplicativos e padarias concentram parte significativa das vendas.

A coordenadora da pesquisa, Clarice Madruga, alerta que, em países como o Canadá, esses pontos não são autorizados a comercializar bebidas alcoólicas. Ela defende o licenciamento e a fiscalização para evitar casos de contaminação por metanol e o comércio de produtos falsificados.

O estudo, feito com 16.608 pessoas em 300 municípios, também revela que 74,7% dos adolescentes entre 14 e 17 anos conseguiram comprar bebidas sem serem barrados. A maioria obteve o álcool em bares, botequins e ambulantes.

Para Madruga, a ausência de controle e a informalidade tornam a venda a menores praticamente livre. A Unifesp propõe políticas públicas mais rigorosas, com rastreabilidade, advertências sanitárias, restrição de promoções e redução dos pontos de venda.

A pesquisadora destaca que medidas desse tipo já reduziram acidentes e abusos em outros países, mas que a regulação no Brasil enfrenta o desafio do comércio informal e da venda por aplicativos.

Fonte: Portal Bahia Notícias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.