Segunda, 08 de Dezembro de 2025 19:49
77981182798
22°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Política Pará

Instituto aciona Justiça contra aumento abusivo nos preços de hospedagem em Belém antes da COP30

A ação pede que os réus sejam obrigados a suspender imediatamente os reajustes abusivos, sob pena de sanções legais e indenização por danos coletivos.

08/08/2025 15h23
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte
Instituto aciona Justiça contra aumento abusivo nos preços de hospedagem em Belém antes da COP30

Belém (PA) – O Instituto Internacional Arayara ingressou com uma Ação Civil Pública no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) nesta quarta-feira (6), pedindo a suspensão dos aumentos abusivos nas tarifas de hotéis, pousadas e plataformas de hospedagem em Belém. A medida ocorre às vésperas da COP30, prevista para novembro.

A ação solicita, em caráter liminar, a fixação de um teto temporário para os preços de hospedagem durante o evento e punições legais para os responsáveis pelos reajustes excessivos.

A alta nos preços causou reações internacionais. Países como Áustria, Bélgica, Canadá e outros já pediram a transferência da COP30, alegando inviabilidade de participação. O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, anunciou que seu país não participará do evento devido aos custos elevados, embora defenda a permanência de Belém como sede.

A ação tem como réus grandes plataformas de hospedagem e empreendimentos locais, identificados por meio de monitoramento realizado pelo Instituto Arayara. O objetivo é garantir a participação igualitária dos países e proteger a imagem do Brasil como anfitrião do evento.

Com informações do Portal Meio Norte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.