Política Rio Grande
Vereador Rodrigo do Mucambo faz discurso de indignação com a situação das águas do Rio Grande
O Vereador afrma que muitos Ribeirinhos foram prejudicado com a poluição do Rio.
15/06/2023 19h15 Atualizada há 3 anos
Por: F. Silva Fonte: Da Redação

Na noite dessa quarta-feira, 14 de junho, o jovem vereador barreirense Rodrigo do Mucambo subiu à tribuna da Câmara de Vereadores de Barreiras para externar a sua indignação com a situação em que se encontra as águas do Rio Grande, que recentemente foi notícia nas redes sociais devido à sua coloração esverdeada, fruto de poluição causada por uma empresa que o mesmo a denominou de PCH.

Os vídeos viralizaram nas redes sociais, inclusive, vários cidadãos fizeram as gravações e mostraram para a população que aquela água encontrava-se imprópria para o consumo. Alguns diziam: "acabaram com  Rio Grande"; outros afirmavam: "e agora, o que vamos fazer?".

Dito isto devido ao fato de que muitos "riberirinhos" consomem daquela água diretamente do rio. Acontece também que nem todos possuem reservatórios, e como agravante, foram pegos de surpresa com a poluição da água e ficaram sem saber o que fazer.

O vereador Rodrigo cobrou mais respeito por parte da empresa para com os moradores. - Dito isto devido ao fato de que a empresa não emitiu um comunicado alertando àquelas pessoas sobre a situação.

Rodrigo foi mais além e afirmou que a tonalidade esverdeada não é originada apenas pelo barro, pois, todos os anos o rio enche, a água fica barrenta, mas que jamais a água ficou daquela cor.

Várias comunidades foram atingidas com o incidente: Mucambo; os dois Barrocões; Gameleira; São José do CTI; Prata; Bebedouro; Passagem Funda; Morrão, etc. O Vereador afirma que a empresa está dando suporte a algumas comunidades com um caminhão pipa e acredita que todas as comunidades prejudicadas serão assistencializadas.

Alguns questionaments foram feitos pelo povo, tais como: - O povo pobre não pode explorar as margens do Rio, mas as grandes empresas, os ricos podem. - Já o vereador destacou que a empresa gerará energia e que venderá para a Coelba, que consequentemente venderá para a população.

Vale a pena lembrar que deverá ser feita uma análise rigorosa naquela água, visto que, quem consumi-la naquela situação poderá prejudicar a saúde. Já os órgãos ambientais deverão emitir um comunicado esclarecendo o que aconteceu e quais providências estão sendo tomadas so sentido de acalmar aquele povo que vive às margens do Rio Grande.

Por Repórter 40 Graus.