Economia BRICS
Ex-presidente Dilma Rousseff é oficializada na presidência do banco do BRICS
O mandato de Dilma Roussef irá até julho de 2025.
24/03/2023 14h38
Por: F. Silva Fonte: Portal Metro1

Aconteceu nesta sexta-feira (24), a oficialização da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como "banco do Brics". Dilma foi indicada pelo governo Lula ao cargo e fica no cargo até julho de 2025. Cabia ao Brasil indicar um novo nome para comandar o banco.

Antes de ter o seu nome aprovado por um comitê da instituição, a ex-presidente precisou passar por uma espécie de sabatina com os ministros da Economia dos outros países membros do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia.

O antecessor de Dilma no cargo era o também brasileiro Marcos Troyjo. Ele é diplomata e foi indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro.

A sede do NDB fica em Xangai, na China. Dilma deve viajar para o país junto de Lula nos próximos dias.

O banco do Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.

 

Fonte: Portal Metro1.