O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), reconheceu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições presidenciais de 2026, realizadas em segundo turno no domingo (25 de outubro). O resultado foi anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido pelo ministro Kassio Nunes Marques.
Após apoiar Flávio Bolsonaro (PL), no segundo turno, Caiado afirmou que, apesar da defesa de uma renovação política, é necessário respeitar a decisão da maioria dos eleitores.
“Como democratas que somos, nos curvamos à decisão da maioria e da apuração.”, declarou o ex-governador durante entrevista coletiva.
Já o ex-candidato Renan Santos, do partido Missão, também se pronunciou sobre o resultado. Ele descartou a existência de fraude eleitoral e reconheceu a força da campanha petista.
“Não teve fraude na eleição. Todo mundo que viu a campanha sabe que a campanha do petismo foi colossal. E a do bolsonarismo também foi.”, afirmou.
A reação de Flávio Bolsonaro ao resultado também repercutiu. Segundo relatos publicados após a apuração, o candidato contestou a legitimidade da vitória, em contraste com o posicionamento de Caiado e Renan Santos.
Com a conclusão da apuração, as manifestações dos ex-candidatos evidenciam diferentes posições diante do resultado eleitoral, em um cenário que reforça a importância do respeito às instituições democráticas e à vontade expressa pelo eleitorado nas urnas.
Fontes consultadas: R7 e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).