O Senado inicia nesta terça-feira (6) a discussão da PEC que prevê o fim da escala 6x1, apenas dois dias após o primeiro turno das eleições. A proposta poderá avançar rapidamente e chegar à votação antes do segundo turno, marcado para 25 de outubro.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marcou sessões também para quarta-feira (7) e quinta-feira (8). Pelo regimento, são necessárias cinco sessões de discussão antes do primeiro turno, mas um acordo entre os senadores pode acelerar a tramitação.
A PEC 221/2019 estabelece jornada máxima de 40 horas semanais, distribuídas em cinco dias, com dois dias de descanso. O texto também prevê manutenção dos salários.
Na Câmara dos Deputados, a proposta já foi aprovada em dois turnos. No segundo turno, foram 461 votos favoráveis e 19 contrários.
A proximidade do segundo turno deve colocar o tema no centro do debate entre senadores e candidatos. A eventual votação poderá obrigar parlamentares a explicitar suas posições sobre a mudança na jornada de trabalho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a decisão de Alcolumbre e classificou o fim da escala 6x1 como uma prioridade do governo.
“O fim da escala 6x1 é uma prioridade do governo e uma mudança que o Brasil precisa fazer.”
Lula também defendeu que o Senado aprove a proposta que já passou pela Câmara. A discussão, agora, entra em uma fase decisiva justamente na reta final da campanha eleitoral.
Da Redação...