Brasil Polícia Federal
Diretores da PF apoiam Andrei Rodrigues e colocam cargos à disposição
Cúpula da Polícia Federal classificou como injustificados os ataques à corporação e rejeitou acusações de atuação não republicana.
08/09/2026 15h07
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1

Diretores da Polícia Federal (PF) divulgaram, nesta terça-feira (8), uma nota de apoio ao diretor-geral afastado, Andrei Rodrigues, e ao diretor de Inteligência, Leandro Almada.

No comunicado, os integrantes da cúpula da corporação também informaram que colocaram seus cargos à disposição do diretor-geral substituto, William Marcel Murad.

A manifestação ocorreu horas depois de o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o afastamento preventivo de Andrei Rodrigues e Leandro Almada de suas funções.

Na nota, os diretores classificaram como injustificados os ataques direcionados à Polícia Federal e rejeitaram acusações de uma suposta atuação não republicana dos dirigentes ou da própria corporação.

Segundo o grupo, as acusações não têm fundamento e atingem a história, a credibilidade e o compromisso institucional da PF.

Os diretores também afirmaram que determinadas narrativas seriam influenciadas por interesses político-eleitorais, mas não teriam força para apagar a trajetória profissional e a reputação dos envolvidos.

Quem assinou

A nota foi assinada por Dennis Cali, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção; Fabrício Schommer Kerber, diretor de Polícia Administrativa; Otavio Margonari Russo, diretor de Combate a Crimes Cibernéticos; e Felipe Tavares Seixas, diretor de Cooperação Internacional.

Também assinaram o documento Helena de Rezende, diretora de Gestão de Pessoas; Roberto Reis Monteiro Neto, diretor Técnico-Científico; André Luis Lima Carmo, diretor de Administração e Logística; e Christiane Correa Machado, diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia.

Completam a lista Alexsander Castro de Oliveira, diretor de Proteção à Pessoa; Ademir Dias Cardoso Júnior, diretor de Tecnologia da Informação e Inovação; e Humberto Freire de Barros, diretor da Amazônia e Meio Ambiente.

Da redação do 40 Graus.