A deputada federal Ivoneide Caetano (PT-BA), criticou a utilização de modelos seminuas sobre um carro de som durante uma caminhada política da campanha de ACM Neto, realizada neste fim de semana, em Salvador.
Para a parlamentar, a presença das mulheres em situação de exposição durante uma atividade eleitoral representa uma forma de objetificação do corpo feminino e deve ser repudiada.
“É impossível assistir a uma cena como essa e ficar calada. O que aconteceu na carreata de ACM Neto, em Salvador, neste fim de semana é revoltante e precisa ser repudiado”, afirmou Ivoneide.
A deputada também relacionou o episódio à luta contra a violência contra a mulher, a misoginia e o feminicídio. Segundo ela, não é aceitável utilizar a imagem feminina como recurso de divulgação ou entretenimento em eventos políticos.
“Enquanto nós estamos nas ruas ouvindo mulheres, acolhendo, denunciando a violência e lutando para que nossas vidas sejam respeitadas, eles insistem em colocar o corpo da mulher no centro da política como se ele estivesse à disposição para ser usado. Não está”, declarou.
Ivoneide ainda questionou a coerência entre a postura adotada no evento e o discurso de setores ligados ao grupo político que se apresentam como defensores da família e dos bons costumes.
“Que respeito é esse? Que defesa da família é essa, quando o corpo da mulher é usado como atração e propaganda eleitoral?”, questionou.
À frente do Movimento Mulheres Vivas, a deputada afirmou que sua atuação em defesa dos direitos das mulheres não permite silêncio diante de situações que, segundo ela, contribuem para a objetificação feminina.
“Mulher não é objeto. Mulher não é atração de carreata. Mulher não é estratégia eleitoral”, afirmou.
Ao final, Ivoneide defendeu uma política baseada em propostas, respeito e compromisso com a população, especialmente com as mulheres.
“Nós queremos mulheres vivas, respeitadas e protegidas. Queremos política com propostas, respeito e compromisso com a nossa vida”, concluiu.
Da redação do 40 Graus.