Política Wagner
Jerônimo diz que a operação contra Jaques Wagner é “página virada” e minimiza o impacto político
O governador afirma que a saída do senador da liderança do governo foi acordada com Lula e reforça o foco nas eleições de 2026.
28/06/2026 19h32
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, neste domingo (28), que a operação da Polícia Federal (PF), que teve como alvo o senador Jaques Wagner (PT), já é um episódio superado. Durante entrevista à imprensa, o chefe do Executivo baiano classificou o caso como uma "página virada".

A declaração foi dada durante o lançamento da Bahia Filmes, primeira empresa pública estadual dedicada ao audiovisual no Brasil.

Segundo Jerônimo, a decisão de Wagner de deixar a liderança do governo no Senado ocorreu em entendimento com o presidente Lula, para que o parlamentar pudesse acompanhar o processo e fortalecer as articulações políticas na Bahia.

"A decisão dele com o presidente Lula de se afastar foi para poder cuidar do processo e ajudar a fortalecer a candidatura do presidente Lula à reeleição, a minha reeleição, a dele e a de Rui", afirmou o governador.

Na última quarta-feira (24), Jaques Wagner anunciou a sua saída da liderança do governo no Senado após uma reunião de cerca de duas horas com o presidente Lula. Segundo o senador, a decisão foi tomada em comum acordo.

O anúncio ocorreu dias após a deflagração de uma nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro relacionadas ao Banco Master.

Além de Jaques Wagner, também foram alvos da operação Augusto Lima e Eduardo Sodré Martins, secretário do Governo da Bahia e enteado do senador.

Da redação do 40 Graus.