O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à França para participar da reunião do G7, marcada para esta terça-feira (16), em Évian-les-Bains. O Brasil está entre os países convidados para o encontro que reúne líderes das maiores economias do mundo.
Nos bastidores, existe a possibilidade de um encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Até o momento, porém, não há uma agenda oficial confirmada para uma reunião bilateral.
Segundo informações do Planalto, nenhum dos dois governos formalizou pedido para o encontro. A estratégia brasileira foi antecipar a chegada do presidente, já que Trump pode participar apenas da abertura da cúpula, repetindo o que ocorreu no encontro realizado no Canadá no ano passado.
A possível conversa entre os líderes acontece em meio a uma nova ofensiva comercial dos EUA contra produtos brasileiros. As medidas podem elevar a carga de tarifas para até 37,5%.
O governo brasileiro avalia que a taxa de 25% imposta por Washington ainda pode ser revertida por meio de negociações. A medida foi justificada pelos norte-americanos com base em supostas práticas comerciais desleais.
Já a sobretaxa de 12,5%, relacionada a alegações de trabalho forçado, é considerada por integrantes da equipe brasileira como uma decisão praticamente consolidada.
Da Redação do 40 Graus.