Política ACM Neto
Marcelo Emerenciano critica ACM Neto e relembra o desempenho de Salvador na alfabetização
O pré-candidato afirma que a capital baiana ficou em último lugar entre as capitais brasileiras e defende o fortalecimento da educação pública.
03/06/2026 09h52
Por: F. Silva Fonte: Da Redação do 40 Graus

O médico, ex-prefeito de Cocos e pré-candidato a deputado federal, Marcelo Emerenciano (Avante-BA), criticou nesta terça-feira (2) as declarações de ACM Neto sobre a gestão da Bahia. Segundo ele, antes de criticar o estado, o ex-prefeito de Salvador deveria explicar os resultados da educação na capital durante o período em que seu grupo político esteve à frente da administração municipal.

“Antes de tentar dar aula de educação aos outros, ACM Neto deveria explicar por que Salvador chegou ao último lugar em alfabetização entre as capitais”, afirmou Emerenciano.

O pré-candidato também questionou o programa Pé na Escola, implantado durante a gestão de ACM Neto. Para ele, a iniciativa priorizou a compra de vagas na rede privada em vez do fortalecimento da escola pública e da ampliação da oferta de creches.

Emerenciano destacou que, em 2024, Salvador registrou apenas 36,75% das crianças alfabetizadas na idade certa, ocupando a última colocação entre as capitais brasileiras, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC).

Ao concluir, o médico afirmou que a Bahia precisa de investimentos na educação básica. “A Bahia não precisa de vitrine nem de humilhação. Precisa de creche aberta, escola pública forte e criança aprendendo a ler”, declarou.

Da Redação...