O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil avançou 1,1% no primeiro trimestre de 2026, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho da economia brasileira ficou levemente acima das expectativas do mercado financeiro, que projetava crescimento de 1% no período.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB brasileiro registrou alta de 1,8%, demonstrando continuidade no processo de recuperação da atividade econômica do país.
De acordo com o IBGE, o crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores da agropecuária e da indústria, além da expansão do consumo das famílias, favorecido pelo aquecimento do mercado de trabalho e por medidas econômicas adotadas pelo governo federal.
A agropecuária apresentou crescimento de 2% entre janeiro e março, após registrar estabilidade no trimestre anterior. Já a indústria avançou 1%, recuperando perdas observadas no fim de 2025 e alcançando o melhor resultado desde 2023.
O setor de serviços, responsável por grande parte da atividade econômica nacional, também apresentou desempenho positivo, embora em ritmo mais moderado. O segmento cresceu 0,5% no primeiro trimestre do ano.
Pelo lado do consumo, as famílias brasileiras ampliaram os gastos em 1% no período, acelerando em relação aos meses anteriores. O consumo do governo também registrou resultado positivo, apesar de crescimento inferior ao observado no trimestre passado.
Para analistas, fatores como o bom desempenho do agronegócio, os programas de renegociação de dívidas e os cortes na taxa básica de juros contribuíram para estimular a atividade econômica no início de 2026.
Da Redação do 40 Graus.