Geral Gasolina
Governo Lula cria subsídio de R$ 0,44 por litro da gasolina
Medida terá validade de dois meses e busca conter impactos da alta internacional do petróleo no mercado brasileiro.
27/05/2026 10h28
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira (25) um novo subsídio de R$ 0,44 por litro da gasolina. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e terá validade de dois meses.

Segundo o governo federal, o benefício será repassado diretamente a produtores e importadores pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O objetivo é reduzir os impactos da alta dos combustíveis no país.

Na última sexta-feira (22), o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou que o valor deve amenizar o recente aumento da gasolina, considerado menor que o avanço registrado no diesel.

A medida ocorre em meio à escalada internacional do petróleo, impulsionada pela guerra no Oriente Médio, iniciada em fevereiro. Apesar da pressão externa, a Petrobras ainda não anunciou reajustes no preço da gasolina vendida às distribuidoras.

Desde abril, o governo vem adotando ações para conter os efeitos da crise energética sobre consumidores e setores produtivos. Entre as medidas estão subsídios ao diesel, gás de cozinha e querosene de aviação, além da redução de tributos federais sobre o biodiesel.

Atualmente, os impostos federais representam R$ 0,89 por litro da gasolina e R$ 0,35 por litro do diesel.

Da Redação...