A ausência de Luciano Juba frustrou parte dos torcedores, mas a Bahia terá dois representantes na Copa do Mundo 2026: Danilo, do Botafogo, e Bremer, da Juventus. Apesar de ainda não serem amplamente conhecidos pelo grande público, os dois conquistaram espaço na Seleção Brasileira graças à consistência e ao desempenho em alto nível no futebol nacional e europeu.
Natural de Salvador, Danilo passou pelas categorias de base do Bahia, mas ganhou projeção no Palmeiras, onde foi peça decisiva no bicampeonato da Libertadores em 2021. Atualmente no Botafogo, o volante vive grande fase e soma sete gols na temporada, figurando entre os artilheiros do clube e do Campeonato Brasileiro. O jogador consolidou sua vaga no Mundial após boas atuações contra França e Croácia, quando marcou o gol da vitória brasileira.
Já Bremer, nascido em Itapitanga, construiu carreira no futebol italiano defendendo Torino e Juventus. O zagueiro foi eleito melhor defensor do Campeonato Italiano em 2022 e disputará sua segunda Copa consecutiva pelo Brasil. Embora a dupla titular da defesa deva ser formada por Marquinhos e Gabriel Magalhães, Bremer aparece como forte opção, especialmente em um esquema com três zagueiros.
No meio-campo, Danilo também pode começar entre os titulares caso o técnico utilize três meio-campistas de origem. A representatividade baiana pode não ser a mais numerosa, mas é sustentada pelo desempenho consistente de atletas que atuam no mais alto nível do futebol internacional.
A convocação de Neymar também encerrou uma das principais novelas do ciclo da Seleção. Após recuperar sequência de jogos no Santos, o camisa 10 recebeu a confiança do técnico Carlo Ancelotti e garantiu presença no Mundial. Embora ainda existam dúvidas sobre seu rendimento, a expectativa é de que o craque siga decisivo em momentos importantes.
Outro destaque é Endrick, considerado uma das principais promessas da Seleção para a Copa. Aos 19 anos, o atacante já demonstrou capacidade de decidir partidas importantes, inclusive saindo do banco, como nos amistosos diante de Espanha e Inglaterra em 2024. Suas atuações pelo Lyon e pela equipe brasileira reforçam a possibilidade de disputar a titularidade no ataque, posição que segue sem dono definido.
Da Redação...