Política Eduardo Bolsonaro
TRE-BA rebate Eduardo Bolsonaro e nega fraude envolvendo mesários nas eleições de 2022
A corte eleitoral afirma que o sistema é seguro, auditável e supervisionado, e classifica as alegações como falsas.
25/04/2026 22h40
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Bahia Notícias

O Tribunal Eleitoral da Bahia rebateu as declarações de Eduardo Bolsonaro ao negar qualquer possibilidade de mesários interferirem na votação das eleições de 2022.

Em nota divulgada neste sábado (25), o órgão classificou como falsa a informação de que trabalhadores das seções eleitorais teriam votado no lugar de eleitores ausentes.

Segundo a Justiça Eleitoral, os mesários passam por um processo rigoroso de seleção e treinamento, além de atuarem sob constante supervisão, com a presença de fiscais de partidos políticos e representantes da sociedade civil durante todo o pleito.

O tribunal também destacou que existe um protocolo específico que impede esse tipo de irregularidade. Nos casos em que a identificação biométrica não é reconhecida, a habilitação do voto ocorre por meio da conferência de dados como o ano de nascimento do eleitor, e não por qualquer intervenção indevida.

A Corte reforçou ainda que o sistema eleitoral brasileiro possui mecanismos de segurança, sendo considerado auditável e transparente.

O comunicado finaliza alertando para a importância de combater a desinformação como forma de proteger a democracia.

As declarações de Bolsonaro foram feitas durante entrevista a uma rádio na última quinta-feira (23), quando ele sugeriu, sem apresentar provas, que votos registrados após as 17h poderiam indicar supostas irregularidades na Bahia.

Da redação do 40 Graus.