O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendeu a um pedido da Polícia Militar do Distrito Federal para ampliar o raio de vigilância por drones nas proximidades da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar no imóvel desde o fim de março, após receber alta hospitalar.
Na decisão, Moraes afirmou que a limitação espacial anteriormente adotada não era suficiente para reduzir riscos à segurança institucional.
“A limitação espacial reduzida não mitiga de forma adequada os riscos à segurança institucional, como o monitoramento indevido, a coleta de informações sensíveis ou mesmo a preparação de condutas ilícitas”, destacou o ministro.
O magistrado também ressaltou que os avanços tecnológicos dos drones permitem a captação de imagens a distâncias superiores a 100 metros, o que, segundo ele, compromete a eficácia das medidas protetivas caso o perímetro de vigilância permaneça restrito.
Da redação do 40 Graus.