Os países europeus ameaçados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após se posicionarem contra qualquer tentativa de controle norte-americano sobre a Groenlândia, divulgaram neste domingo (18) um comunicado conjunto reafirmando a unidade e o compromisso com a defesa da soberania nacional e da segurança no Ártico.
Dinamarca, França, Alemanha, Finlândia, Países Baixos, Noruega, Suécia e Reino Unido — com o apoio da Eslovênia — anunciaram o envio de militares à Groenlândia. Segundo os governos envolvidos, a ação não representa uma ameaça ou escalada militar, mas integra uma missão de reconhecimento e cooperação internacional.
“Oito países continuam unidos e coordenados na nossa resposta. Estamos comprometidos em defender a nossa soberania e em fortalecer a segurança no Ártico”, afirmaram no comunicado. A movimentação ocorre no âmbito da operação Arctic Endurance, uma iniciativa liderada pela Dinamarca em articulação com aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
As nações ressaltaram que a missão tem caráter defensivo e preventivo, reforçando a presença aliada em uma região estratégica diante do aumento das tensões geopolíticas. Ao mesmo tempo, o grupo sinalizou abertura ao diálogo, desde que respeitados princípios fundamentais do direito internacional.
“Com base no processo iniciado na semana passada, estamos prontos para dialogar, tendo como base a soberania e a integridade territorial, valores que apoiamos firmemente”, diz o texto.
A reação europeia expõe um esforço de contenção política diante das declarações de Trump, reafirmando a importância da cooperação multilateral e da estabilidade no Ártico frente a discursos considerados intervencionistas por líderes do continente.
Do Metro1.