Internacional Venezuela
Venezuela anuncia libertação de prisioneiros políticos nas próximas horas
Segundo Jorge Rodríguez, medida é gesto de paz e não envolveu acordo com a oposição.
08/01/2026 17h30
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, anunciou nesta quinta-feira (8) que o governo venezuelano iniciará, ainda hoje, a libertação de prisioneiros políticos, incluindo venezuelanos e estrangeiros detidos no país.

De acordo com Rodríguez, a medida atende a uma antiga reivindicação da oposição, mas não foi resultado de negociações com outros grupos. “O governo bolivariano, juntamente com as instituições do Estado, decidiu libertar um número significativo de venezuelanos e estrangeiros. Esses processos estão ocorrendo neste exato momento”, afirmou.

Rodríguez declarou que a decisão representa um gesto de paz. Ele também agradeceu o apoio internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e do Qatar, que, segundo ele, atuaram em defesa da autodeterminação do povo venezuelano.

Jorge Rodríguez é irmão de Delcy Rodríguez, que assumiu a presidência do país após a prisão de Nicolás Maduro durante uma operação militar dos Estados Unidos realizada no último sábado (3).

Segundo o portal G1, ainda não há confirmação se as libertações envolveram negociações diretas com o governo brasileiro, com o presidente Lula ou com outras lideranças citadas.

Da Redação.