Moradores do Extremo Oeste da Bahia devem ficar em alerta nesta quinta-feira (1º). Um aviso de tempestade, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), aponta risco de chuvas intensas na região entre 0h e 23h59.
Municípios como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Catolândia podem ser atingidos por chuvas volumosas, com acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros ao longo do dia. O alerta também prevê rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo.
As condições aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e danos em áreas urbanas e rurais.
Além da Bahia, o aviso de tempestade abrange estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e o Distrito Federal.
Segundo o INMET, o alerta tem caráter preventivo e serve para colocar a Defesa Civil e demais órgãos em prontidão, reduzindo o risco de acidentes e possíveis vítimas causadas pelas fortes chuvas.
Fonte: Metro1.
Se quiser, posso:
adaptar para post de redes sociais
reduzir para nota rápida
ou incluir orientações de segurança da Defesa Civil