Política Tarifas
EUA retiram a tarifa de 40% sobre produtos brasileiros; medida vale desde 13 de novembro
Decisão de Trump afeta itens agrícolas e pode gerar reembolsos; Casa Branca cita negociações com Lula.
20/11/2025 20h02
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (21), a retirada da tarifa de 40% aplicada a determinados produtos brasileiros. A decisão, oficializada pela Casa Branca, vale para mercadorias que ingressaram no país a partir de 13 de novembro.

“Especificamente, determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14323”, afirmou o presidente Donald Trump na ordem assinada nesta quinta. Ele também destacou que, caso haja necessidade de reembolsar tarifas já recolhidas, o procedimento será realizado conforme a legislação americana e os trâmites padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).

Ao contrário da ordem executiva emitida na semana passada, que tinha alcance global, a nova determinação se aplica exclusivamente ao Brasil.

Trump informou que a decisão decorre das negociações entre os governos brasileiro e norte-americano, mencionando a conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de outubro.

A retirada das tarifas, especialmente sobre café e carne, traz alívio aos exportadores brasileiros. De acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), as importações americanas de café brasileiro caíram 51,5% entre agosto e outubro, período em que vigorou a tarifa de 50%.

Atualmente, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 16% das compras externas do café nacional.

Com informações do Portal Meio Norte.