O governador Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou que o primeiro trem do VLT de Salvador e Região Metropolitana chegará à capital baiana em 5 de dezembro.
Esse marco representa uma nova fase no cronograma do projeto, que prevê o início dos testes das composições já no começo de 2026.
Segundo o governador, até o final de dezembro será entregue também o segundo trem, ambos destinados à fase experimental. “São dois para fazer os testes. Serão 5 meses de teste, onde eles acompanham e monitoram os trilhos”, afirmou.
A primeira composição será testada no trecho denominado “Lote 1”, que vai até o bairro Lobato. A condução dos ensaios será em fase experimental por seis meses.
Os trens estão sendo fabricados pela empresa Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), onde passam pelos ajustes técnicos e adaptações ao sistema metroferroviário.
Com essa entrega, o governo da Bahia dá mais um passo na revitalização da mobilidade na Região Metropolitana de Salvador, que contempla substituição e ampliação de trechos ferroviários, com expectativa de operação comercial no 2º semestre de 2026.
Da redação do 40 Graus.