O Governo da Bahia publicou, nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para a construção da nova sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O prédio será erguido na área central do Complexo Doutora Maria Thereza de Medeiros Pacheco, na Avenida Centenário, em Salvador.
Com investimento estimado em R$ 142,6 milhões e execução da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra prevê a implantação de um edifício moderno, sustentável e integrado, reunindo em um único espaço todas as diretorias e laboratórios do DPT.
O projeto será realizado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e tem prazo de execução de 20 meses. A nova estrutura abrigará as diretorias Geral, do Interior e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), do Instituto Médico Legal (IML) e do serviço de inteligência.
O presidente da Conder, José Trindade, destacou que a licitação será na modalidade de contratação integrada, o que deve proporcionar maior agilidade no cronograma e otimização de custos.
“A licitação publicada hoje pela Conder prevê a modalidade de contratação integrada, o que permitirá maior agilidade no cronograma e otimização de custos, assegurando a entrega de um equipamento estratégico para o fortalecimento da segurança pública e da perícia criminal na Bahia. Será mais uma obra do Governo do Estado com o padrão de qualidade da Conder”, afirmou Trindade.
O edital e seus anexos estarão disponíveis no site da Conder a partir da sexta-feira (7).
O novo edifício seguirá padrões modernos de sustentabilidade e inovação, com sistemas de climatização em água gelada, energia fotovoltaica, reuso de água pluvial e tratamento de efluentes laboratoriais e necrotéricos.
O projeto também prevê certificações nacionais e internacionais para os laboratórios, garantindo padrões de qualidade e segurança compatíveis com os melhores centros forenses do país.
A nova sede do DPT contará com cinco pavimentos, distribuídos entre áreas administrativas, laboratórios, necrotérios, auditórios e espaços de atendimento ao público.
Subsolo: recepção e estacionamento com 166 vagas cobertas;
Térreo: setores de atendimento como o Serviço VIVER, ouvidoria, cartório, protocolo, SVO e IML;
Andares superiores: diretorias, laboratórios do LCPT e ICCV, salas multiuso, refeitório para 128 pessoas e um rooftop com auditório.
Durante o período de execução das obras, as atividades do DPT não serão interrompidas. A atual sede, localizada no mesmo complexo, não passará por intervenções físicas neste momento, garantindo a continuidade dos serviços à população.
Fonte: Portal Bnews.