Alta dos Preços Agrícolas em Setembro
O mês de setembro registrou nova alta nos preços de produtos agrícolas no Brasil, impulsionada por custos de produção mais altos e condições climáticas irregulares.
Segundo o estudo “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, da Neogrid, o óleo de soja subiu 6%, passando de R$ 8,75 para R$ 9,28. Outros produtos também ficaram mais caros, como o café, que avançou 4,4%, os legumes (4,2%) e a cerveja (3,9%).
Soja e Café Continuam Sob Pressão
A valorização da soja segue ligada à forte demanda internacional e às diferenças regionais no ritmo do plantio da safra 2025/26, com o Paraná mais adiantado e o Centro-Oeste e Sudeste atrasados devido à falta de chuvas.
Já o café deve manter tendência de alta, reflexo da quebra de safra e da volatilidade nos preços externos. De acordo com Anna Carolina Fercher, da Neogrid, apesar da expectativa de desaceleração geral nos alimentos e bebidas, o café continuará pressionado no curto prazo.
Alívio Parcial e Diferenças Regionais
Enquanto produtos agrícolas encareceram, os laticínios e as carnes mostraram recuo em setembro: os queijos caíram 2,6% e as carnes suínas, 1,6%.
O leite e o pão também tiveram leves reduções. No acumulado de dezembro de 2024 a setembro de 2025, o café lidera as altas, com aumento de 43,7%.
Regionalmente, o Sudeste apresentou as maiores variações positivas, especialmente em legumes (6,6%) e óleo de soja (6,5%), enquanto itens básicos como leite, carne suína e feijão registraram quedas, indicando um ajuste gradual nos preços essenciais.
Com informações do Portal do Agronegócio.