Geral Érika Hilton
Érika Hilton discute em Salvador proposta de redução da jornada de trabalho no Brasil
A deputada do PSOL defende uma transição gradual do modelo 6x1 para o 5x2 e, futuramente, para a jornada 4x3.
30/10/2025 16h22
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), esteve em Salvador para participar de um seminário sobre mudanças na escala de trabalho 6x1 — modelo em que o trabalhador cumpre seis dias de trabalho para um de descanso.

O encontro faz parte de uma série de audiências públicas organizadas pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, que tem percorrido o país ouvindo trabalhadores, empregadores, representantes do poder público e acadêmicos.

Durante o evento, Érika Hilton destacou que a redução da jornada de trabalho é um tema que desperta grande interesse nacional, mas que exige debate amplo e sensibilidade política.

“O Brasil está olhando ansioso para essa pauta. Onde nós passamos, as pessoas perguntam quando vamos aprovar. Mas é uma matéria complexa, com muitos pontos de vista e interesses em jogo”, afirmou a deputada em entrevista coletiva.

A parlamentar explicou que o objetivo dos seminários é reunir informações e escutar todos os setores da sociedade, de modo a construir um texto equilibrado e viável.

“Queremos entender as preocupações da sociedade, dos setores patronais e da classe trabalhadora, para adaptar o texto da melhor forma possível”, completou.

Negociações com o governo e setores econômicos

Érika Hilton revelou que tem dialogado com ministros do governo federal, como Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), a fim de alinhar expectativas e viabilidade econômica da proposta.

Segundo a deputada, a versão inicial previa uma escala 4x3quatro dias de trabalho para três de descanso — e a redução da carga horária semanal de 44 para 36 horas.

No entanto, ela reconheceu que essa proposta dificilmente seria plenamente aceita pelo Congresso Nacional e pelo setor empresarial.

“Apresentamos uma proposta ousada, sabendo que precisaríamos de margem para negociar. Acreditamos que o Brasil pode, a longo prazo, chegar a uma jornada de 36 horas, mas é um processo gradual”, explicou.

Cenário atual: transição para o modelo 5x2

Após conversas com ministérios, partidos e representantes patronais, Érika Hilton avalia que o consenso atual caminha para uma redução para 40 horas semanais, em uma escala 5x2 — cinco dias de trabalho e dois de descanso.

“Não é o ideal, mas será uma grande vitória se conseguirmos essa redução agora. A partir dela, poderemos continuar lutando por avanços maiores no futuro”, afirmou.

A deputada encerrou destacando que a discussão sobre a jornada de trabalho é um passo importante para o bem-estar dos trabalhadores e para o equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida no país.

Com informações do Portal Bnews.