Geral Lula e Trump
Foto de Lula com Donald Trump quebra recorde de engajamento nas redes sociais, aponta Quaest
A imagem supera o registro icônico de Lula de sunga com Janja.
28/10/2025 10h52
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Quaest revelou que a foto publicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último domingo (26), ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tornou a mais popular de todas as imagens recentes do líder brasileiro nas redes sociais.

O registro, feito durante o encontro entre os dois presidentes na Malásia, mostra Lula e Trump apertando as mãos. A fotografia, capturada pelo fotógrafo oficial Ricardo Stuckert, alcançou números impressionantes de engajamento.

De acordo com a Quaest, a imagem somou 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos nos perfis oficiais e públicos do Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e Facebook.

O desempenho superou até mesmo a famosa foto de Lula de sunga, publicada em agosto de 2021, na qual o presidente aparece abraçado à primeira-dama Janja. Aquela imagem, também feita por Stuckert, havia conquistado 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos.

A pesquisa, realizada entre os dias 21 e 27 de outubro, utilizou a nova ferramenta QuaestScan, desenvolvida para mapear e analisar imagens e áudios na internet.

Entre as reações do público ao encontro entre Lula e Trump, 54% das menções foram neutras, 26% positivas e 20% negativas, segundo a Quaest.

O resultado reforça o impacto simbólico e político do registro, que dominou as redes e reacendeu debates sobre a imagem internacional de Lula.

Da Redação do 40 Graus.