O furacão Melissa chegou à Jamaica na manhã desta terça-feira (28) com força máxima de categoria 5, tornando-se a tempestade mais poderosa da história a atingir a ilha caribenha. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência da passagem do fenômeno.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o Melissa alcançou ventos de até 280 km/h, provocando destruição e deixando milhares de pessoas desabrigadas. Estima-se que o furacão afete ao menos 1,5 milhão de jamaicanos, o que representa metade da população do país.
O governo da Jamaica emitiu ordens de evacuação obrigatória em diversas regiões e mantém alerta máximo em toda a ilha. As autoridades recomendam que os moradores busquem abrigos seguros e evitem deslocamentos até que as condições climáticas melhorem.
Após atravessar o território jamaicano, o furacão deve seguir em direção a Cuba ainda nesta terça-feira, levando consigo ventos extremos e risco de inundações severas. As equipes de resgate e emergência permanecem em alerta total para responder aos impactos da tempestade.
Fonte: Portal Metro1.