Brasil CNH
Governo anuncia novas regras para instrutores autônomos de trânsito
Profissionais poderão dar aulas práticas de direção sem vínculo com autoescolas; objetivo é reduzir custos da CNH e ampliar o acesso à habilitação.
18/10/2025 18h29
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte

O governo federal divulgou, nesta semana, as novas regras para o trabalho de instrutores autônomos de trânsito, permitindo que profissionais atuem de forma independente, sem vínculo obrigatório com autoescolas, na formação de condutores das categorias carro e moto.

A mudança, proposta pelo Ministério dos Transportes, faz parte de um conjunto de medidas voltadas à redução do custo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o ministro Renan Filho, o governo avalia inclusive a possibilidade de eliminar a obrigatoriedade de realizar o curso em autoescolas para obter a habilitação.

“O ponto de partida para quem deseja ingressar nesse mercado é verificar se cumpre os requisitos básicos antes de realizar o curso específico de formação, necessário para obter a Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo, que será disponibilizado gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)”, informou o ministério em nota.

Requisitos para ser instrutor autônomo

Para atuar de forma independente, o instrutor deverá:

Mesmo que vinculado a uma autoescola, o instrutor poderá oferecer aulas de forma independente.

Documentos exigidos nas aulas práticas

Durante as aulas, o instrutor deverá portar:

O Ministério dos Transportes informou que os instrutores autônomos estarão sujeitos à fiscalização dos órgãos de trânsito, que poderão realizar inspeções a qualquer momento para verificar o cumprimento da legislação.

Fonte: Portal Meio Norte.