Esportes “The Best BJJ”
“The Best BJJ”: Em sua 2ª edição, o torneio que é realizado em Barreiras consolida-se como um dos grandes eventos da região Oeste da Bahia
Realizado no dia 12 de outubro, o evento atraiu mais de 5 mil pessoas para o ginário, promoveu inclusão infantil e distribuiu prêmios em dinheiro para os campeões.
14/10/2025 16h14 Atualizada há 22 horas
Por: F. Silva Fonte: Da Redação do 40 Graus

Barreiras (BA) – No dia 12 de outubro de 2025, foi realizada a 2ª edição do "The Best BJJ", tradicional evento de jiu-jítsu que, já em sua segunda edição, firmou-se como uma das maiores competições da região oeste baiana. Organizado pelo sensei faixa-preta Conrado, o torneio teve como palco o ginásio cedido pela Prefeitura Municipal, com apoio institucional local.

O projeto de Conrado, que atua de modo social especialmente com crianças do bairro Barreiras I (também chamado “Pombal”), ganhou novo impulso com o evento. Naquele dia, mais de 5 mil pessoas — entre atletas, familiares e público espectador — acompanharam lutas técnicas e emocionantes, com 420 combates ao longo da programação.

Inclusão, incentivo e novidade inédita

Uma das marcas desta edição foi a promoção de lutas de crianças “atípicas”, com foco na inclusão de atletas com diferentes perfis, reforçando que o jiu-jítsu pode ser para todos. Além disso, pela primeira vez na região, crianças competiram nos Grand Prix (GPs), com premiações em dinheiro, estimulando ainda mais a disputa e gerando alegria para os pequenos competidores.

Os campeões dos GPs receberão valores em dinheiro, o que elevou o grau de desafio e engajamento das categorias infantis. Muitos vieram de fora do estado — atletas da Bahia, Tocantins e Piauí participaram, conferindo caráter interestadual ao torneio.

Missão social e reconhecimento

Sensei Conrado, idealizador do projeto, destaca que a iniciativa nasceu para responder à carência de oportunidades para crianças na periferia e à ausência de estímulo público no bairro. Ele buscou criar um ambiente onde os jovens pudessem colocar em prática o que aprendem nos treinos, vivenciar a competição e ganhar visibilidade e motivação.

A estrutura da competição — com ginásio disponibilizado pela Prefeitura Muniicpal de Barreiras e respaldo logístico local — ajudou a tornar possível um evento de grande porte, mostrando que a união entre poder público e iniciativa privada pode impulsionar o esporte local.

Por F. Silva, Barreiras 40 Graus.