O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que os serviços de imigração em Portugal funcionam de forma “desorganizada e caótica”. O magistrado brasileiro apontou falhas administrativas que prejudicam imigrantes brasileiros e que criam insegurança legal.
“Pelas informações de que disponho, o mais problemático é o não funcionamento dos órgãos administrativos. Talvez mesmo por um carácter desorganizado e caótico dos serviços de imigração. Isso é preocupante e é preciso que seja prontamente reparado”, disse Gilmar Mendes, em entrevista à CNN Portugal, na sexta-feira (3).
Mendes citou casos em que uma mesma pessoa recebeu uma ordem de deportação e, ao mesmo tempo, um documento que indicavam regularidade dos registros. “As pessoas estão muito temerosas por conta disso e acho que é importante resolver isso para que não haja tumulto numa relação que é tão pacífica. Nós temos tantos portugueses e uma tão bela História juntos”, declarou.
O vice-presidente do Chega, Pedro dos Santos Frazão, reagiu aos comentários do magistrado brasileiro e, no sábado (4), no Instagram, classificou as falas como “ofensa gratuita”. Frazão disse que não aceitaria críticas de um estrangeiro que tenta "denegrir" a “soberania” portuguesa.
“Caótico é o Brasil das favelas e onde a justiça liberta corruptos e criminosos todos os dias. Portugal recebe não lições de quem devia pôr ordem na sua própria casa”, escreveu.
Fonte: BNews.