Os Estados Unidos correm risco de uma paralisação do governo (shutdown), a partir da meia-noite desta terça-feira (30), caso o Congresso não aprove o orçamento para o ano fiscal de 2026, que começa em 1º de outubro. Sem a definição do pacote de gastos, departamentos e agências federais terão que suspender suas operações.
O impasse atual envolve disputas sobre subsídios do Obamacare, que expiram em dezembro, e cortes significativos no Medicaid propostos pela administração do presidente Donald Trump. Sem renovação, cerca de 22 milhões de norte-americanos podem enfrentar aumentos médios de 75% nos prêmios de seguro de saúde.
Além disso, uma paralisação de um mês pode reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA entre 0,5% e 1,5%, além de deixar mais de 2 milhões de servidores sem pagamento imediato.
Serviços essenciais, como Previdência, Medicare, segurança de fronteiras e controle aéreo, devem continuar funcionando. No entanto, outros departamentos precisarão apresentar planos de contingência detalhando quantos funcionários e quais operações permanecerão ativas durante a paralisação.
Fonte: Portal Metro1.