Política Feira de Santana
Em Feira de Santana, Jerônimo e Zé Ronaldo viram “casal político” e provocam calafrios em ACM Neto
Cena de pedido de “casamento” entre governador e ex-prefeito viraliza e levanta especulações sobre racha na base netista para 2026.
27/09/2025 14h04
Por: F. Silva Fonte: Da Redação do 40 Graus

Uma cena inusitada — e, para muitos, divertida — marcou a visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a Feira de Santana, na última sexta-feira (16). Durante o evento, uma liderança política puxou um improvisado “casamento” entre o petista e o ex-prefeito feirense Zé Ronaldo, histórico aliado de ACM Neto (União Brasil).

Grava o vídeo aí, grava o vídeo. Vamos fazer logo esse casamento aqui: Jerônimo governador e Zé Ronaldo vice-governador. Aí é primeiro turno na cabeça!”, disse o correligionário Dilsinho, em tom de provocação.

O governador e Zé Ronaldo não comentaram a brincadeira, apenas sorriram. Mas o gesto foi suficiente para incendiar os bastidores. A cena viralizou nas redes sociais e é lida por parte da oposição local como um sinal de aproximação entre os dois para as eleições de 2026.

A possibilidade de Zé Ronaldo — que já foi candidato ao governo enfrentando Rui Costa e sofreu uma derrota esmagadora — abandonar a base de Neto para compor como vice de Jerônimo deixa um sabor amargo para o ex-prefeito de Salvador. Afinal, Zé Ronaldo já se sentiu “traído” pelo cacique oposicionista e agora pode dar o troco, trocando de barco antes da disputa estadual.

Por enquanto, nem Jerônimo nem Zé Ronaldo confirmam qualquer aliança. Mas, em Feira de Santana, ao menos na boca do povo, o “casamento” já foi celebrado — e com direito a aplausos.

Por Navlahada/Barreiras 40 Graus.