Internacional ONU
Por que o Brasil é sempre o 1º país a falar na Assembleia Geral da ONU?
Desde 1955, representante brasileiro é o primeiro a discursar no evento. Saiba quais foram as poucas exceções ao longo dos anos. Presidente Lula discursará na terça (23) de manhã.
22/09/2025 12h13
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre, nesta terça-feira (23), a 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, às 10h. Como de costume desde 1955, o Brasil será o primeiro a discursar, seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representante do país anfitrião.

A tradição tem diferentes explicações: de prêmio de consolação por o Brasil não integrar o Conselho de Segurança a reconhecimento por sempre se oferecer para falar primeiro.

Desde então, houve poucas exceções, como em 1983, 1984, 2016 e 2018, quando atrasos ou ajustes de agenda mudaram a ordem.

Após os discursos do secretário-geral António Guterres e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock, a sequência segue por hierarquia de cargos e ordem de chegada, incluindo Estados-membros e observadores, com limite de 15 minutos por fala.

Da Redação do 40 Graus.