Brasil Casa Branca
Casa Branca admite possibilidade de ação militar para “defender liberdade de expressão” no caso Bolsonaro
Porta-voz de Trump diz que governo dos EUA acompanha julgamento no STF, mas não anunciou medidas adicionais contra o Brasil.
10/09/2025 08h46 Atualizada há 13 horas
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte

A porta-voz da Casa Branca,0 Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (9), que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a usar “meios econômicos e até militares” para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo.

A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentativa de golpe de Estado em 2023.

Leavitt destacou que a defesa da liberdade de expressão é prioridade para Washington, mas disse que, por enquanto, não há ações adicionais em curso contra o Brasil. O posicionamento foi repostado pela Embaixada dos EUA em Brasília.

O julgamento no STF segue em andamento, com o relator, o ministro Alexandre de Moraes, já tendo votado pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus apontados como parte do núcleo central da trama golpista.

Da redação do 40 Graus.