O senador Marcos do Val (Podemos-ES), revelou nesta sexta-feira (5), que está com um nódulo sólido de 1,1 centímetro no pulmão esquerdo, condição que motivou seu afastamento das atividades parlamentares. A decisão foi oficializada pelo Senado Federal na quinta-feira (4), após parecer da Junta Médica da Casa, que concedeu licença de 115 dias para tratamento.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o diagnóstico o assustou, apesar de nunca ter fumado e manter hábitos saudáveis. “Uma tomografia mostrou um nódulo sólido no meu pulmão esquerdo (1,1 cm). É algo que precisa de acompanhamento rigoroso, pois pode evoluir para um câncer”, escreveu.
Do Val relatou ainda sintomas como falta de ar, insônia e cansaço físico. “Sigo firme e com fé. Peço que orem por mim e pela minha família”, declarou. O senador também destacou que dedica este período para estar ao lado dos pais, que também enfrentam o câncer, e para cuidar da filha, a quem chamou de seu “maior tesouro”.
Apesar do afastamento por motivos de saúde, Marcos do Val continua respondendo a investigações no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de supostamente promover uma campanha de intimidação contra policiais federais responsáveis por inquéritos em curso e de participar de um plano para anular as eleições de 2022, que deram vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar chegou a cumprir medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.
Com informações do BNews.