O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou nesta quinta-feira (31), o chamado “tarifaço” imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que determinou uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros.
Em entrevista à Rádio Metropole, durante a cerimônia de entrega da Medalha 2 de Julho, Jerônimo alertou para os impactos negativos da medida na economia baiana, especialmente em setores como fruticultura e café.
“A Bahia vai ser afetada. É muito ruim quando se mexe nas regras do jogo com o jogo acontecendo. Isso não é diplomático”, afirmou o governador, classificando a decisão americana como “irresponsável e anti-diplomática”.
Segundo ele, o impacto mais grave recai sobre cadeias produtivas que exigem anos de preparação para exportação, como a da manga, muito presente na região norte do estado. “Esses contratos não são feitos de um dia para o outro. Leva-se anos, às vezes uma década, para atingir maturidade. Não se pode simplesmente desfazer isso com um anúncio”, declarou.
Jerônimo comemorou o fato de produtos como celulose e derivados de petróleo terem sido retirados da lista tarifária, mas lamentou a permanência do café e das frutas, especialmente a manga, que impacta diretamente municípios como Casanova, próximo a Petrolina, uma das principais regiões exportadoras do país.
O governador afirmou que irá buscar soluções com a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), o Consórcio Nordeste e o governo federal, incluindo estratégias para a abertura de novos mercados internacionais. “Há uma regra na economia que diz que não se deve colocar todos os ovos numa cesta só. Temos que ter outros mercados para exportar”, concluiu.
Fonte: Metro1.