O ex-zagueiro Wagner Basílio morreu nesta terça-feira (15), aos 65 anos, em São Paulo. O ex-atleta sofria com problemas renais graves desde 2019 e chegou a realizar um transplante em 2021. Basílio foi campeão por clubes como Corinthians, São Paulo e Bahia e teve passagem pela Seleção Brasileira.
Desde 2019, Basílio enfrentava complicações renais severas e fazia hemodiálise com apenas 25% da função de um dos rins. Após anos de espera, ele realizou um transplante em 2021. A cirurgia foi bem-sucedida, e o ex-jogador conseguiu viver com estabilidade até seu falecimento.
Formado nas categorias de base do Corinthians, estreou no time profissional no fim da década de 1970. Entre 1977 e 1985, disputou 258 partidas pelo clube e conquistou três títulos do Campeonato Paulista (1979, 1982 e 1983), sendo peça fundamental do elenco.
Em 1986, transferiu-se para o São Paulo, onde protagonizou um dos momentos mais marcantes de sua carreira: o gol de pênalti que garantiu o título brasileiro daquele ano contra o Guarani, em Campinas.
Wagner Basílio também teve passagens por Coritiba, Sport e Bahia. No clube baiano, encerrou a carreira em 1992. Pelo Tricolor de Aço, disputou 89 partidas, marcou três gols, foi semifinalista do Campeonato Brasileiro de 1990 e conquistou o Campeonato Baiano de 1991.
Além dos clubes, Basílio também representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 1979, integrando a equipe da Seleção Brasileira.
Da redação do 40 Graus.