Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Raízes de Papel com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar benefícios previdenciários no interior da Bahia.
A ação cumpre quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro e Sobradinho, tendo como alvos dois escritórios de advocacia. A investigação aponta que os envolvidos promoviam arrendamentos fraudulentos de glebas rurais para justificar, de forma indevida, pedidos de benefícios junto à Justiça Federal.
De acordo com informações do portal JurisBahia, o foco principal da fraude era a obtenção irregular do auxílio-maternidade rural — benefício concedido a pessoas que necessitam se afastar de atividades no campo devido ao nascimento de filho(a), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Embora o modus operandi do grupo ainda não tenha sido detalhado oficialmente pela PF, os indícios colhidos nas investigações revelam um esquema articulado, com o uso de documentos falsos e declarações inverídicas para simular vínculos rurais inexistentes.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos e dimensionar o prejuízo causado aos cofres púptar o texto para um blog, rede social ou nota para rádio.
Do Bnews.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo