Política Overclean
PF deflagra 4ª fase da Operação Overclean e afasta prefeitos baianos ligados ao deputado Félix Mendonça Jr.
STF afastou Humberto Raimundo e Alan Machado dos cargos de prefeito, nesta sexta-feira (27).
27/06/2025 10h24
Por: F. Silva Fonte: Farol da Bahia

Por Redação | Fonte: Farol da Bahia | Data: 27 de junho de 2025

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (27), a quarta fase da Operação Overclean, que tem como alvo políticos baianos suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção relacionado à liberação de emendas parlamentares. Entre os investigados estão os prefeitos das cidades de Ibipitanga e Boquira, além de um assessor direto do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT).

Segundo a PF, o novo núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares para os municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga entre os anos de 2021 e 2024. O esquema envolveria o pagamento de propinas e a manipulação de processos licitatórios. Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga.

Parlamentar baiano sob investigação

Deputado federal em seu quarto mandato, Félix Mendonça Jr. passou a figurar oficialmente entre os investigados da operação. De acordo com a jornalista Camila Bomfim, da GloboNews, os investigadores apuram supostos repasses irregulares de emendas parlamentares feitas pelo parlamentar aos três municípios baianos citados.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, autorizou a quebra de sigilo telefônico do deputado. Todos os investigados e afastados nesta fase da operação têm ligação direta com Félix Mendonça.

Marcelo Chaves Gomes, assessor do deputado e apontado pela PF como principal operador financeiro do esquema, foi alvo de mandado de busca e foi afastado do cargo por decisão do STF.

 

Nota de defes

Em nota oficial, Félix Mendonça Jr. afirmou ter sido "surpreendido" ao ser citado como alvo da operação e negou qualquer irregularidade cometida por ele ou por membros de seu gabinete. O parlamentar declarou que todas as emendas parlamentares enviadas aos municípios baianos foram solicitadas por prefeitos ou lideranças e que esperava que os recursos fossem aplicados de maneira lícita, com ganhos exclusivamente políticos.

"Félix Mendonça, que sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade, está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível", afirma a nota.

Prefeitos afastados

Foram afastados de seus cargos os seguintes prefeitos:

Ex-prefeito também é investigado

Outro alvo da operação foi Marcel José, ex-prefeito de Paratinga, no oeste da Bahia, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Durante cumprimento de mandado em sua residência, localizada em Salvador, a PF encontrou grandes quantias em dinheiro guardadas em gavetas de armários e guarda-roupas. Os valores ainda não foram divulgados oficialmente.

Sobre a Operação Overclean

A Operação Overclean investiga uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. O esquema teria movimentado aproximadamente R$ 1,4 bilhão.

Os recursos desviados, segundo a PF, provinham principalmente de convênios ligados ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com foco na Coordenadoria Estadual da Bahia (CEST-BA). A organização utilizava o superfaturamento de obras e outras práticas ilícitas para desviar os valores, favorecendo empresários, empresas e agentes públicos ligados às administrações municipais.

As defesas dos demais investigados não haviam se manifestado até o fechamento desta reportagem.

Com informações do Farol da Bahia.