Política Prisão!
Contagem Regressiva: Bolsonaro pode ser preso até outubro por Tentativa de Golpe, apontam advogados!
Processo sobre tentativa de golpe avança no STF e entra em fase final de tramitação
12/06/2025 09h27
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode ser preso até o mês de outubro, segundo avaliação de advogados que representam réus no processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil.

A previsão também é compartilhada por aliados do ex-presidente. As informações foram divulgadas pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

O processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), teve um avanço importante com a conclusão dos interrogatórios dos oito réus que integram o núcleo central da tentativa de golpe. As oitivas foram encerradas na última terça-feira (10).

Agora, os advogados têm um prazo de cinco dias para requerer novas diligências. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, deverá despachar sobre os pedidos. Após esse despacho, abre-se um novo prazo de 15 dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR), apresente suas alegações finais.

Concluída essa etapa, será a vez do tenente-coronel Mauro Cid, que é delator no processo, apresentar seus argumentos, assim como os advogados de Bolsonaro, que também terão 15 dias para protocolar suas alegações finais. A expectativa é que essa fase se encerre entre julho e agosto.

O relatório final de Moraes deve ser apresentado em agosto, embora o ministro não tenha prazo definido para essa entrega. Após o relatório, o STF marcará o julgamento dos réus. Em setembro, serão analisados eventuais embargos da defesa. Caso a condenação seja confirmada, a prisão de Jair Bolsonaro pode ocorrer até outubro.

Com informações do BNews.