A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, anunciou neste domingo, em Pequim, que foi eleita para um novo mandato à frente da instituição, também conhecida como banco do Brics e sediada em Xangai. Sua nomeação inicial foi articulada pelo presidente Lula e indicada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Dilma revelou que se recuperou de uma neurite vestibular, inflamação que afeta os labirintos e causa tonturas intensas. Ela ficou internada por uma semana no final de fevereiro. "É um vírus parecido com o da gripe, mas ele te joga no chão", explicou.
Questionada sobre uma reportagem da Folha de S.Paulo que apontava metas atrasadas e denúncias de assédio moral em sua gestão, Dilma recusou-se a comentar e criticou a imprensa:
"Agora, vocês têm que parar de fazer ficha falsa, tá? Conhece a ficha falsa? Lembra dela? Levou um ano."
Ela fazia referência a um erro do jornal em 2009, quando publicou uma suposta ficha criminal dela durante a ditadura militar, cuja autenticidade nunca foi comprovada.
Dilma destacou que uma das decisões mais prejudiciais ao banco foi a falta de concessão de empréstimos por 16 meses, mesmo em um período de juros baixos. Segundo ela, essa falta de liquidez impediu investimentos. No entanto, afirmou que sua gestão reverteu a situação:
"Nós fomos 40 vezes ao mercado. E nós fizemos empréstimo."
Ela evitou apontar culpados pela paralisação nos empréstimos, mas enfatizou que o problema foi superado.
Fonte: Bahia Notícias.