O Supremo Tribunal Federal (STF), tem registrado um aumento de ameaças e xingamentos a seus membros, principalmente por meio de sua central telefônica. Esse clima de hostilidade ocorre poucos dias antes do julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados de envolvimento em uma tentativa de impedir a posse de Lula. Diante desse cenário, a Ouvidoria do STF recomendou a criação de um plano de segurança especial para o julgamento. As informações são do blog de Malu Gaspar, no jornal O Globo.
Para garantir a segurança, o STF está adotando medidas preventivas, incluindo o monitoramento das redes sociais e o reforço na proteção de seus membros. O julgamento será realizado entre os dias 25 e 26 de março, em três sessões extraordinárias convocadas pelo presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin Martins. Um plano detalhado de segurança está sendo elaborado especificamente para esses dias.
Além das medidas internas, o STF planeja instalar grades ao redor de seus edifícios e solicitou ao governo do Distrito Federal um aumento no número de policiais militares na Praça dos Três Poderes. O governador Ibaneis Rocha está em discussões sobre as medidas a serem adotadas, e o fechamento da Esplanada dos Ministérios está sendo cogitado, embora o plano final ainda não tenha sido definido.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Chuva