
Ontem, 19 de janeiro de 2024, fui agraciado com uma notícia que 'aqueceu o meu coração' e despertou a minha veia cômica: a administração municipal de Barreiras, em parceria com vários segmentos da sociedade, decidiu deixar a cidade “superlimpa”. Agora, o esforço será coletivo, construtivo e, claro, transformador.
Mas, antes que eu 'erga minha vassoura' em sinal de apoio, uma frase de efeito fisgou a minha atenção como um anzol em lagoa rala: “Barreiras dá um passo decisivo para transformar sua paisagem urbana". (TV Web).

Espera aí... A paisagem urbana não estava boa? A administração anterior não tinha deixado tudo tinindo? Afinal, não era aquela mesma administração que se gabava de Barreiras ser a “cidade modelo de limpeza”, com canais de drenagem que em dias de chuvas mais parecem Venezianos? Ou será que, subitamente, o conceito de limpeza urbana foi redefinido e só agora, com este mutirão, estamos descobrindo o que é ser realmente uma cidade "overclean"?

Bem, justiça seja feita: que o mutirão vai trazer mais qualidade de vida para os barreirenses, isso ninguém nega - aplausos - Que é preciso repensar nosso papel enquanto cidadãos que adoram transformar as ruas em depósitos de lixo, também é fato. Não há esgoto ou bueiro que aguente a criatividade do povo na hora de descartar entulho. Mas, ao mesmo tempo, fica o questionamento...
Num site de notícias locais, lia-se a seguinte pérola, atribuída ao atual prefeito: “Estamos iniciando hoje uma grande ação para devolver à nossa cidade o cuidado que ela merece”(TV Web).

Ah, então é isso! Estamos devolvendoo, resgatando o cuidado. Mas, se estamos devolvendo, é porque esse cuidado foi perdido, sequestrado em algum momento, certo?
A pergunta que ecoa como uma vassoura arrastada no asfalto é: e a gestão passada? Não cuidava? Ou será que os contratos robustos com as empresas de limpeza eram só para manter a cidade no modo "não tão suja assim"?

Bom, independentemente da gestão, uma coisa é certa: quando o povo se une, ninguém segura. Se é para recuperar o cenário de limpeza em Barreiras e deixar tudo “overlimpo”, que assim seja! Daqui a pouco vamos lançar o movimento “Barreiras perfumada com essência de cerrado”, seria um marco.
Enquanto isso, me despeço com meu espírito cívico renovado e meu rodo em punho. A luta por uma cidade “overlimpa” é de todos nós, afinal. Barreiras será novamente... impecável. Ou pelo menos até a próxima chuva!
Fotos: Se Liga B do Barreiras/ Por Navalha.