Um dos símbolos do Jiu-Jitsu e Vale-Tudo, o atual MMA, Rickson Gracie, aos 66 anos, enfrenta, como o próprio definiu, um novo adversário. Desde 2021 o filho do Grande Mestre Hélio Gracie foi diagnosticado com a doença de Parkinson.
Rickson revelou ao site “MMA Fighting” como foi descobrir o diagnóstico após uma série de exames. O faixa-vermelha de Jiu-Jítsu escreveu um livro sobre o atual estágio da vida, que é intitulado de: “Conforto na escuridão”, onde destaca a experiência de quase quatro anos de tratamento.
“Eu já tinha sintomas como tremores, por exemplo, quando fui diagnosticado, então essa confirmação me fez sentir um pouco perdido, o que foi uma situação nova para mim. Com o meu subconsciente já me dando a certeza de que desistir não é uma opção — uma doença, uma situação financeira, uma situação física, (desistir), não é uma opção. Você não deve desistir, você deve continuar lutando. Com essa mentalidade, comecei a estudar e entender melhor esse novo adversário que tive na minha vida”.
Em busca de criar uma metodologia para evitar o avanço do Parkinson, Rickson passou a buscar novos médicos e outros aspectos, como a espiritualidade. Alternativas encontradas pelo Gracie foi usar o óleo de CBD (canabidiol) e a implementação de água ozonizada em sua casa – que contém uma adição maior de oxigênio.
“Criei uma noção de estrutura estratégica para lidar com esse adversário de forma dinâmica e positiva. Sei que um dia vou morrer, não tenho medo disso, mas não quero deixar de fazer coisas que vão me colocar em uma posição melhor. Se eu te perguntasse o que é mais importante para você hoje, o que você diria? Sua vida!”, disse Rickson, que seguiu:
“Essa é a resposta perfeita, porque você deve se colocar como prioridade para se tornar a coisa mais importante do universo. Não porque você seja egoísta e só se preocupe consigo mesmo, mas quanto melhor você for hoje, melhor será como pai, amigo, chefe, funcionário, conselheiro”, encerrou.
Rickson é conhecido como um dos maiores lutadores de todos os tempos. O faixa-vermelha de Jiu-Jítsu contabiliza em seu cartel um total de 450 lutas, entre Jiu-Jitsu, Grappling, Vale-Tudo e outras modalidades. No que atualmente é chamado MMA, o carioca registra 11 lutas oficiais, com 100% de aproveitamento – sendo todas pela via rápida e apenas uma não aconteceu no primeiro round.
Fonte: Tatame Notícias.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas