Deputados federais pela Bahia, Lídice da Mata (PSB) e Valmir Assunção (PT), defenderam que os acusados de tentarem um golpe de estado no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília, não tenham anistia do Judiciário brasileiro. Em entrevista ao Bahia Notícias, os parlamentares se mostraram contra e consideraram a anistia como um processo “difícil”.
“Acredito que, por tudo que tenha acontecido no Brasil, é muito difícil os bolsonaristas aprovarem a anistia no Congresso Nacional. Mas nós temos que continuar vigilantes, mobilizando a sociedade, debatendo com a sociedade, porque aqueles e aquelas que rasgaram a Constituição, tentaram destruir a democracia, não podem ter anistia. E isso tem que ser o sentimento do povo brasileiro. Segundo as pesquisas, mais de 80% do povo brasileiro é contra a anistia. Quem cometeu seus crimes, que pague por eles”, disse Assunção.
Lídice comentou também a respeito de deputados bolsonaristas pedirem que o dia 8 de janeiro seja considerado dia do “patriota”. Segundo a deputada baiana, classificar o ato golpista como patriota seria uma tentativa de deturpar a definição de democracia.
“Então, nós não podemos admitir que seja esta a prática. Ficar apelidando isso de gesto de patriotas, é realmente querer deturpar o conceito da democracia. [...] Nenhum espaço para isso. Inclusive, porque logo depois nós vamos tomando conhecimento nas últimas investigações, de que os planos eram mais trágicos ainda do que se apresentaram".
Do Bahia Notícias.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas