Jacqueline Iris Bacellar de Assis, funcionária do laboratório PCS Lab Saleme, se entregou à Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta terça-feira (15) após ser considerada foragida. Ela era responsável por assinar os laudos de exames de HIV que resultaram na infecção de pacientes transplantados. Nos documentos, Jacqueline é registrada como biomédica, mas o número utilizado pertence a outra pessoa.
Na segunda-feira (14), o sócio principal do laboratório, Walter Vieira, e o técnico responsável pela análise do material, Ivanilson Fernandes, foram presos. Seis pessoas foram infectadas pelo HIV após receber órgãos transplantados, devido a exames falsos-negativos emitidos pelo laboratório.
Em nota, o PCS Lab Saleme afirmou que Jacqueline havia assinado diversos exames nos últimos meses e que apresentou um diploma de biomedicina no momento de sua contratação.
O laboratório foi contratado pela Secretaria de Estado de Saúde para testar doadores de órgãos, com um contrato de 12 meses e cerca de R$ 11 milhões, firmado em dezembro de 2023 pela Fundação Saúde do RJ. A secretaria criou uma comissão multidisciplinar para atender os pacientes afetados e suspendeu o contrato do laboratório. Novos exames serão feitos pelo Hemorio.
“A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório”, explica o comunicado.
Fonte: Portal Meio Norte.