Quarta, 18 de Junho de 2025 01:47
77981182798
24°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Agronegócio Agro

Cuidados com cercamento são cruciais para pastejo rotacionado bem-sucedido

Manejo correto de pastagens aumenta eficiência e reduz custos na pecuária de bovinos.

02/05/2024 08h28
Por: F. Silva Fonte: Portal do Agronegócio
Cuidados com cercamento são cruciais para pastejo rotacionado bem-sucedido

O manejo adequado das pastagens é vital para o sucesso de qualquer sistema de criação de bovinos. Ele permite um melhor controle da alimentação dos animais e favorece seu ganho de peso. Uma das abordagens mais eficazes para otimizar o uso do pasto é o pastejo rotacionado, que pode proporcionar pastagens mais nutritivas ao longo do ano e maior longevidade do pasto. “O pastejo rotacionado é um modelo de manejo que garante uma melhor utilização da forragem produzida, sendo também mais vantajoso financeiramente”, comenta Vanessa Amorim, analista de mercado agro da Belgo Arames.

No sistema de pastejo rotacionado, a pastagem é subdividida em piquetes, que são usados de forma alternada entre períodos de pastejo dos bovinos e períodos de descanso do pasto. Para que essa técnica seja eficaz, é fundamental que os pecuaristas mantenham as pastagens em boas condições e garantam aos animais acesso a água limpa, sombra e cochos. Dessa maneira, os pecuaristas têm maior controle sobre a quantidade de capim disponível e conseguem um pastejo mais uniforme, evitando escassez ou desperdício de pastagem, além de reduzir a presença de plantas tóxicas e invasoras. Essa prática também proporciona mais tempo para a recuperação do pasto, aumentando sua resistência durante períodos de estiagem, e melhora o desempenho nutricional por área.

Um ponto essencial para o sucesso do pastejo rotacionado é o cercamento dos piquetes. Apesar de poder ser feito com cercas convencionais, Vanessa Amorim recomenda o uso de cercas elétricas, que oferecem uma estrutura mais simples e de fácil montagem, além de ter um custo-benefício superior. Elas também ajudam a manter os animais nos piquetes corretos, evitando problemas de contaminação cruzada ou danos à pastagem.

Para a instalação de cercas elétricas, Vanessa Amorim ressalta a importância de escolher o eletrificador, os isoladores e os protetores apropriados, bem como verificar a qualidade dos fios. A qualidade do arame é fundamental para o funcionamento do sistema de pastejo rotacionado. A Belgo, uma referência no mercado brasileiro de arames, desenvolveu a linha Belgo Eletrix® e Belgo Eletrix Light®, ideais para divisão de piquetes e que permitem maior espaçamento entre os mourões, reduzindo o custo de manutenção e instalação. Ambas as linhas têm uma tripla camada de zinco, que oferece proteção contra oxidação e alta condutividade elétrica.

Durante a Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio no Brasil, que ocorre de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Belgo Arames vai lançar três novos isoladores e acessórios para produção de cercas elétricas. “As cercas elétricas para pastejo rotacionado são uma maneira eficiente de subdividir a propriedade. Os resultados são melhores quando aplicadas as melhores práticas e utilizados materiais de qualidade. Diante da crescente demanda dos produtores, estamos expandindo nosso portfólio”, finaliza Vanessa Amorim.

Fonte: Portal do Agronegócio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.