Advertisement
Categories: Saude

Catorze hospitais no estado têm 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid

Catorze hospitais na Bahia operam com 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Salvador e Jequié têm duas unidades cada nessa situação. A lista de cidades ainda inclui Feira de Santana, Irecê, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Brumado, Guanambi e Ilhéus, segundo os dados de terça-feira (25), do sistema da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Das nove macrorregiões de saúde do estado, três estão com os níveis de ocupação de leitos de UTI Covid acima de 90%: Sudoeste (91%), Extremo-Sul (93%) e Oeste (96%).

Na capital, o Hospital Eládio Lasserre e a Maternidade Professor José Maria de Magalhães têm ocupados todos os leitos de UTI para internados com Covid-19. Além disso, o Hospital do Subúrbio e o Hospital Covid Itaigara operam praticamente com a capacidade máxima, com 98% dos leitos de UTI ocupados em cada unidade. No Eládio Lasserre, também há 100% de ocupação dos leitos clínicos. A falta de leitos clínicos ainda ocorre no Hospital Covid Itaigara.

A demanda por leitos clínicos em Salvador, inclusive, é um dos pontos que mais preocupa a prefeitura, revelou o prefeito Bruno Reis. “Há uma procura grande por leitos clínicos. Isso indica que os pacientes estão chegando com sintomas mais leves, porém, o número é expressivo. Já começa a ter uma pressão sobre as UPAs e isso confirma que podemos estar diante de uma terceira onda ou do recrudescimento da segunda onda, ou seja, ela caiu, estabilizou e voltou a crescer”, declarou o prefeito, ao anunciar a prorrogação de medidas de enfrentamento à pandemia até a próxima terça-feira, 1º.

Os dois hospitais de Jequié para atendimento a pacientes com Covid-19 não tem mais leitos de UTI para este fim – são o Prado Valadares e o São Vicente. Em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, além de 100% de ocupação dos leitos de UTI no Hospital de Campanha, não há mais vagas para leitos clínicos no Hospital Clériston Andrade e na UTI pediátrica do Hospital Estadual da Criança.

A lista das unidades sem disponibilidade de leitos de UTI Covid ainda tem o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê; o Hospital de Tratamento Covid, em Eunápolis; o Itiba, em Barreiras; o Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa; o Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto, em Brumado; o Vida Memorial, em Ilhéus, o Hospital Municipal de Caetité, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e o Hospital Regional de Guanambi, este último também com 100% dos leitos clínicos ocupados.

No último final de semana, em função dos números mais recentes relacionados à Covid, o governo da Bahia anunciou a prorrogação do toque de recolher até a próxima terça. “Ligamos a sirene de alerta. Infelizmente, o coronavírus não foi embora e o crescimento de casos é generalizado por toda a Bahia. Se não fizermos nada, um novo colapso se avizinha, então quero pedir o apoio da população no cumprimento das medidas restritivas”, disse o governador Rui Costa.

Continua restrita a locomoção entre as 21h e 5h do dia seguinte na maior parte do estado. Nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul – as três últimas regiões com piores índices de ocupação de leitos de UTI – o toque de recolher vigora entre as 20h as 5h.

Além disso, em 24 municípios do Oeste baiano está permitido somente o funcionamento de serviços essenciais até o domingo (30). Restaurantes, bares e congêneres poderão funcionar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery). A medida vale para as cidades de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

O toque de recolher é válido das 22h às 5h nos municípios das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI for igual ou inferior a 75% por cinco dias consecutivos.

*A Tarde

F. Silva

Recent Posts

Nota de Pesar pelo falecimento do empresário Antônio Lobake

É com grande tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do senhor Antônio…

41 minutos ago

Lyoto revela desejo por trilogia contra Mousasi e acredita que pode se manter em alto nível por ‘dois ou três anos’

Considerado, para muitos, um dos maiores nomes da história do MMA brasileiro, Lyoto Machida está realizado com…

5 horas ago

Após apelo da mãe, Caçador desiste de ajudar a procurar Lázaro

O caçador conhecido como Babaçu desistiu, na madrugada desta quarta-feira (23), de ajudar nas buscas…

6 horas ago

Brasil deve ter mudanças em jogo que pode garantir vaga nas quartas

O técnico Tite deu algumas pistas sobre a maneira como a seleção brasileira entrará em…

6 horas ago

Rio de Janeiro: casal é encontrado morto em apartamento no Leblon

Um casal foi encontrado morto em um apartamento no Leblon, zona sul do Rio, na noite…

6 horas ago

Blachowicz freia empolgação de Prochazka e sugere adversário antes de luta por título

A grande fase de Jiri Prochazka no Ultimate não foi suficiente para convencer Jan Blachowicz. Campeão dos meio-pesados…

6 horas ago